domingo, 20 de novembro de 2011

Comércio Eletrônico

O surgimento da internet teve muita influência em nossa sociedade e com o computador, que é um equipamento eletrônico temos o comércio virtual ou o e-commerce. Os produtos como livros e CDs são comercializados pelo acesso on-line e com avanço da tecnologia os serviços da web começam a ficar disponíveis para venda.
O comércio virtual é como se fosse uma loja física, pois o vendedor quer “vender” e o comprador “comprar”. (O’BRIEN, 2004), define comércio eletrônico como “compra e venda por meios eletrônicos”.
Existem três categorias básicas de comércio eletrônico:

1 B2C→ empresa - a - consumidor
2 B2B→ empresa - a - empresa
3 C2C→ consumidor - a - consumidor

B2C→ Quem compra é pessoa física e usa seu computador para adquirir produtos ou serviços da internet.
B2B→ É o comércio eletrônico entre empresas, tudo feito por processos eletrônicos que se transacionam em tempo real.
C2C→ É o comércio eletrônico de consumidor para consumidor, eles podem vender e comprar entre si, em processos de leilão. Os classificados dos jornais são um exemplo.

Aqui no Brasil esta tecnologia esta ganhando cada vez mais espaço, o montante faturado aqui em 2004 com o comércio eletrônico foi de R$1, 75 bilhões, um aumento de 47% em relação ao ano anterior, segundo FELIPINI (2005).
As compras pela internet estão se tornando um hábito e com isso temos algumas vantagens como: diminuição de impostos; pesquisa de preço dos produtos; redução de mão-de-obra; comercialização em âmbito global, etc. A principal vantagem do comércio eletrônico é a expansão dos negócios.
Também temos desvantagens: aumento do número de desemprego, pois empresas virtuais não precisam de muitos funcionários; a qualidade do produto; não se tem contato físico com pessoas e nem o produto; dificuldade nas trocas de mercadoria. A principal desvantagem do comércio eletrônico é a segurança.
Quem investe no comércio eletrônico ganha dinheiro, pois expande seu negócio, o numero de clientes da internet vem aumentando a cada mês. Segundo a revista INFO EXAME (14 de maio de 2007), o comércio eletrônico esta avançando rapidamente e esta a anos da saturação, diz pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário